Cemitério Municipal de Jardinópolis
Jardinópolis (São Paulo – SP)
Jardinópolis (São Paulo – SP)
Jardinópolis surgiu de um pequeno povoado, distrito de Batatais, nas proximidades do Rio Pardo. Seu primeiro nome foi Ilha Grande. Em 1896, teve o seu nome mudado para Jardinópolis, em singela homenagem ao precursor republicano Antônio Silva Jardim.
O primeiro prefeito de Jardinópolis, Dr. João Muniz Sapucaia, construiu, em sua gestão, o Cemitério Municipal, mas vindo este a falecer, ele mesmo o inaugurou.
Sua população é originária de imigrantes italianos, sírio-libaneses, japoneses, portugueses e espanhóis. Sendo que a maioria foi para a cidade, dedicando-se principalmente à indústria cafeeira e posteriormente, ao cultivo da cana-de-açúcar. Os que não se dedicavam à agricultura estabeleceram-se principalmente à pratica do comércio. Devido à proximidade com municípios maiores, o processo de desenvolvimento econômico no município é lento.
O Cemitério Municipal de Jardinópolis está situado numa avenida Muniz Sapucaia, paralela que conduz à entrada e saída principal da cidade. Trata-se de um cemitério pequeno com quadras alinhadas e seqüenciadas, conforme o modelo de planta padrão implantado no século XIX em cemitérios brasileiros. O seu interior contém plantações de árvores diversas espalhadas de forma aleatória por entre ruas, quadras e avenidas.
Ali estão enterrados coronéis de café, políticos, comerciantes bem sucedidos, empregadas domésticas, crianças, jovens, enfim, pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade de Jardinópolis como as famílias Tostes, Leite de Assis, Saquy e Pereira Lima.
Neste cemitério convencional secularizado, construído no século XIX, restam poucos túmulos construídos em mármore de Carrara, conforme costume da época. Isso deve-se à necessidade da sociedade local em modernizar o espaço, refazendo os túmulos com novos materiais, como o granito preto e marrom.
O Cemitério é uma instituirção cultural da sociedade ocidental. A preservação do seu patrimônio é uma das formas de legitimá-lo, assim como as atividades artísticas e culturais realizadas in loco.
+ 55 62 3225 5957 | + 55 62 996 143 427
E-mail: maelizia@terra.com.br