Cemitério Nossa Senhora da Piedade
Maceió (Alagoas – AL)
Maceió (Alagoas – AL)
O povoado que deu origem à cidade de Maceió surgiu em um engenho de cana de açúcar por volta de 1609 – data de sua fundação. A localidade começou a crescer economicamente a partir do século XVII, quando o cultivo de cana começou a prosperar. Até hoje, esta agricultura possui enorme importância para o Estado, considerado como o segundo maior produtor do país.
No início do século XIX, em 1815, Maceió deixou de ser um simples povoado e recebeu o título de Vila. Com a prosperidade financeira, o governo resolveu transferir para lá a capital do Estado de Alagoas, que antes ficava em Marechal Deodoro.
Assim, em 1839, Maceió recebeu o título de capital ao mesmo tempo em que passava a ser considerada um município. Foi então que mudanças na estrutura da cidade começaram a ocorrer.
O Cemitério Nossa Senhora da Piedade está localizado na parte antiga da cidade de Maceió.
Aqui estão sepultados os integrantes das tradicionais famílias alagoanas, como os Tavares, Bastos, Paiva, Mendonça, Quintella, Guimarães, Mello, Gatto e tantos outros.
O Cemitério Nossa Senhora da Piedade é o mais antigo da cidade, adota no espaço interno uma série de grades e vasos distribuídos conforme o gosto da arquitetura paisagista neoclássica portuguesa. Atualmente ele está praticamente lotado e são enterradas pessoas nos mausoléus já existentes ou nas poucas que restam. Lá estão os restos mortais das famílias tradicionais alagoanas.
O Cemitério é uma instituirção cultural da sociedade ocidental. A preservação do seu patrimônio é uma das formas de legitimá-lo, assim como as atividades artísticas e culturais realizadas in loco.
+ 55 62 3225 5957 | + 55 62 996 143 427
E-mail: maelizia@terra.com.br