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BORGES, Maria Elizia. Aspectos do Revival Egípcio e Classicista na Arte Funerária Brasileira. XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: UFJR, 2013.

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BORGES, Maria Elizia. A retratística escultórica: uma comemoração póstuma nos monumentos funerários. Anais do XXXII Colóquio CBHA - Direções e sentidos da História da Arte. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

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BORGES, Maria Elizia. Cemitério de Santa Isabel de Mucugê: uma arquitetura peculiar que visa preservar a memória dos entes queridos (BA). XXVII Colóquio CBHA, 2008.

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__________. Os Riscadores de Pedra: produtores de uma alegoria funerária cristã. Goiânia. III ABEC, 2008.

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__________. Olhar e contraolhar as narrativas da estética popular, da memória e do afeto nas gavetas funerárias no Brasil. ANPAP, 2008.

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BERTAZZO, Lúcia e BORGES, Maria Elizia. A visão da morte nas instalações de Siron Franco. III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. Goiânia, 2007.

TEIXEIRA, Maria Isabel Cardoso e BORGES, Maria Elizia. Vida e morte do índio nas imagens do Brasil no século XIX. III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. Goiânia, 2007.

SANTOS, Alcinéia Rodrigues. Imagens e representações da morte em Parelhas - RN. III Simpósio Internacional Cultura e Identidades. Goiânia, 2007.

VAZ, Samuel Campos. Imagens e representações da morte no cemitério da Cidade de Goiás: Semelhanças e diferenças. III Simpósio Internacional Cultura e Identidade. Goiânia, 2007.

BORGES, Deborah Rodrigues. Retratos de Anjinhos: fotografia mortuária de crianças em Bela Vista de Goiás. III Simpósio Internacional Cultura e Identidade. Goiânia, 2007.

BORGES, Maria Elizia. Arte Funerária e Il Commercio Carrarese in Brasile. In: BERRESFORD, Sandra (coordenadora). Carrara e il mercato della scultura. Millano: Federico Motta Editore, 2007: 268-272.

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__________. Cemitérios brasileiros: local de pesquisa artística, comunicação e interação. XXV Colóquio - CBHA, 2006.

__________. Manifestações artísticas contemporâneas em espaços convencionais (cemitérios secularizados). XXIV Colóquio CBHA, 2005.

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__________. Expresiones artisticas de cuño popular em cementerios brasileños. Arte latinoamericano del siglo XX: Otras historias de la Historia. Rodrigo Gutiérrez Vinñuales (diretor) - Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2005. p.21-43

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__________. Folder Cemitério São Miguel: um agente colaborador na função educacional. In: 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. FAAP São Paulo, 2004.

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__________. Cemitérios convencionais: Espaço de Popularização da Arte Erudita no Brasil (1890-1930) In.: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia Nação e Cidadania, 2004, Olinda. Anais, Olinda: ABA, 2004. p. 184.

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BORGES, Maria Elizia; BIANCO, Sabrina Del; SANTANA, Marissol M. Arte Funerária no Brasil: Possibilidades de interagir nos programas de ensino, de pesquisa e de extensão na Universidade. In: 13º Encontro Nacional da ANPAP, 1; 2004, Brasília-DF. Universidade de Brasília, p. 192-200.

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__________. A estatuária funerária no Brasil: representação iconográfica da morte burguesa. São Luís. VII Abanne: G´t Antropologia da Emoção, Edições do GREM, 8, 2004, CD-Room.

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__________. Arte Funerária no Brasil: projeto integrado de Pesquisa / CNPq. XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro. Ano 1 n. 1, p. 321-329, 2004.

__________. Cemitério de la Recoleta: "o melancólico prazer de contemplá-lo" (SARMENTO, 1860). In: XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2003, Brasília. Anais: Brasília: UNB, 2003. 1 CD.

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__________. Crítica de Arte: Especificidade da Arte Funerária no Brasil e a Interdisciplinaridade das suas formas de exposição. Visualidades: revista do programa de mestrado em Cultura Visual. Goiânia. Ano 1 n.1, p. 85-94, 2003.

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__________. Arte Funerária no Brasil: contribuições para a historiografia da arte brasileira. In: XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, 2003, Rio Grande do Sul: Anais. Rio Grande do Sul: PUCRS. 1 CD. 

__________. Imagens Devocionais nos Cemitérios do Brasil. In: XI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2001, São Paulo. ANPAP na Travessia das Artes - São Paulo: ANPAP, 2001. v.01. p. 10-15.

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__________. Arte Funerária: representação do vestuário da criança. LOCUS: Revista de História. Juiz de Fora, v. 5, n.2 p.145-149, 1999b.

__________. Arte Funerária no Brasil. In: Encontro Nacional da ANPAP, 1; 1999, São Paulo. Anais 99. São Paulo, PND Produções Gráficas, 1999 a, p.142-147.

__________. Arte Funerária: apropriação de Pietá pelos marmoristas e escultores contemporâneos. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. XXIII, n.2, p.15-28, 1997.

__________. Curadoria e Pesquisa em História da Arte. Exposição: Arte Funerária: a produção das marmorarias do Estado de São Paulo (século XIX-XX). In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 3, 1996. São Paulo, PND Produções Gráficas, 1996, p. 248-254.

__________.Os artistas-artesãos e a escultura cemiterial em Ribeirão Preto. Revista Italianística, São Paulo, v.3, no.3, p.85-92, 1995.

__________. Arte Funerária: representação de criança despida. História { Fundação para o Desenvolvimento da UNESP}, São Paulo, n.14, p. 173-187, 1995.

__________. Arte Funerária: As utopias de um fazer artístico. Estudos de História, França, n. 1, p. 207-230, 1994.

__________. El arte sepulcral de los manolistas italianos en Brasil (1890-1930) In: Barberan. F. J. R. (coord.) Una Arquitectura para la Muerte. / Encuentro Internacional sobre los Cemeterios Contemporaneos. Sevilha: Consejeria de obras publicas y transportes-Direccion General de Arquitectura y Vivendas, 1993, p. 169-172.


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